fbpx

O que não pode faltar em um bom software de gestão para farmácias?

Fazer a gestão de uma farmácia nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque é necessário atender pacientes, interpretar receituários médicos, dispensar medicamentos, monitorar estoque — sem mencionar em uma série de outras atribuições financeiras, de pessoal, marketing e vendas. Todas essas atribuições que você ou sua equipe lida diariamente torna mais complexo e desafiador a gestão de uma farmácia.

Por outro lado, é importante considerar que um bom software de gestão para farmácias pode otimizar o seu trabalho, ajudando o seu negócio a crescer de forma saudável e eficiente. Afinal, estamos vivenciando a era da tecnologia e hoje em dia, todos esses desafios citados podem ser enfrentados por um bom sistema de gestão.

Mas, afinal, quais funcionalidades não podem faltar? Para entender essa e outras questões, continue a leitura. Neste post vamos explicar o que é um sistema de gestão e pontuar quais recursos são essenciais. Acompanhe!

O que é um sistema de gestão para farmácias?

Em termos práticos, um software de gestão para farmácias nada mais é do que um sistema centralizado que gerencia todos os produtos do varejo farmacêutico, além de automatizar as operações do estabelecimento, como controle de estoque, dispensação de medicamentos, faturamento, gestão de pessoal, emissão de relatórios e muito mais.

Nesse contexto, um bom sistema operacional disponibiliza tanto para farmácias quanto drogarias uma visão mais ampla do negócio, bem como do seu desempenho — e o melhor: tudo isso em tempo real. Vale ainda lembrar que esse tipo de software geralmente possui múltiplas funções, sendo composto por módulos com diferentes recursos.

Muitas aplicações disponibilizadas através de um sistema de gestão, por sua vez, podem oferecer aos estabelecimentos de varejo farmacêutico vantagens competitivas, uma vez que facilitam o processo de obtenção da melhor experiência ao cliente, bem como favorece a atração de novos consumidores através do atendimento personalizado.

Recursos essenciais do software de gestão para farmácias

Dentre as principais funcionalidades de um software de gestão, o registro e controle de vendas, estoque e fluxo de caixa representam funções indispensáveis para uma gestão efetiva. 

No entanto, nem todos os sistemas para farmácia apresentam as mesmas aplicações. Logo, existem alguns aspectos que devem ser analisados para fazer a melhor escolha. Se você também tem dúvidas sobre o que não deve faltar em um bom software, está no lugar certo.

Confira, a seguir, o que um bom software de gestão para farmácias deve oferecer.

Fluxo de saída de produtos

A demanda e o fluxo de movimentação do estoque devem ser muito bem controlados, uma vez que este cuidado passa diretamente pela capacidade da empresa em minimizar eventuais rupturas do estoque. Nesse contexto, é importante destacar também que o excesso de produtos, assim como a falta pode resultar na perda de dinheiro, sobretudo quando não há planejamento de compra.

Isso ocorre basicamente por conta da perda de cliente e da falta de capital de giro. Afinal, caso haja falta de produtos, o cliente pode procurar a concorrência e a baixa rotatividade associada a alta estocagem de produto pode representar um maior comprometimento do capital de giro, causando também prejuízos consideráveis. Ademais, deve-se considerar também a perda por vencimentos, já que é bem comum em grandes estoques.

Nesse sentido, a aplicação de um software adequado pode lhe garantir maior eficiência na gestão do estoque, seja em relação aos envios de ordens de compra ou na análise daqueles itens com menor volume de vendas e, consequentemente, maior probabilidade de atingir o vencimento.

Backup

Não é novidade para ninguém que o volume de informações registradas no varejo farmacêutico é muito grande. O backup, por sua vez, nada mais é do que um sistema que permite fazer uma cópia segura dos dados registrados no sistema de gestão.

Nesse contexto, esse tipo de ferramenta é fundamental, pois permite que seu negócio tenha mais segurança em suas operações, afinal, tanto o sistema quanto os registros e dados cruciais poderão ser facilmente recuperados em caso de problemas ou adversidades.

Portanto, é muito importante buscar um sistema que tenha uma solução de backup para que sua farmácia esteja protegida contra perda de dados.

Integração PBM

A integração com os Programas de Benefícios é outra função que não deve faltar em um software de gestão, afinal, ele garante que os consumidores possam ter acesso aos melhores preços do mercado de diferentes tipos de medicamentos. Com esse tipo de vantagem competitiva, é mais fácil, inclusive, promover a fidelização do seu público.

Cabe salientar que o Programa de Benefícios em Medicamentos conta com mais de 3 mil medicamentos com preços mais acessíveis — e isso engloba tanto substâncias de marca quanto genéricas. Portanto, drogarias que adotam o PBM podem oferecer melhores preços, investindo, consequentemente, em uma maior variedade de itens.

Integração SNGPC

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é um instrumento essencial para farmácias, haja vista que seu objetivo é coletar informações de medicamentos comercializados de forma controlada. 

Vale lembrar que, para produzir e vender esse tipo de substância, é preciso comunicar a ANVISA. Dessa forma, cada medicamento controlado que passa por sua farmácia ou drogaria deve ter o seu lote reportado para a Vigilância Sanitária.

Sendo assim, dispor de um software integrado ao SNGPC é uma forma de otimizar as tarefas, pois é possível realizar essa função de forma automática, o que permite, por sua vez, economizar mais tempo.

Concluindo, optar por um bom software de gestão para farmácias, como vimos, é um aspecto fundamental para qualquer negócio de varejo farmacêutico, independentemente do seu tamanho. No entanto, é pouco comum que as empresas do ramo utilizem esse tipo de sistema. Por isso, é válido ressaltar que, para atingir o sucesso organizacional, é vital contar com esse tipo de ferramenta e abandonar os métodos mais tradicionais.

O que achou das informações que trouxemos neste conteúdo? Sua farmácia ou drogaria já possui um sistema de gestão? Caso pretenda investir nessa ferramenta, não deixe de conferir o Vetor Farma e tenha mais controle sobre o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *