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Descubra como evitar perdas por produtos vencidos

Perdas por vencimento: como minimizar prejuízos na sua drogaria

Farmácias são estabelecimentos que lidam, sobretudo, com a procura frequente por medicamentos que possam minimizar o sofrimento de um público diverso. Desta forma, fazer a gestão de estoque, mantendo um acompanhamento e controle dos produtos é fundamental para o bom andamento do estabelecimento. Perdas por vencimento costumam ser problemáticas em setores variados, porém, no setor farmacêutico é essencial um controle ainda maior.

Neste texto vamos falar sobre como evitar ao máximo as perdas por vencimento, como se organizar e montar um esquema de balanço que possa prevenir esse tipo de prejuízo, além de ajudar a potencializar suas vendas. Continue a leitura e saiba como evitar prejuízos!

Organize e conheça seu estoque físico

A organização do espaço é de extrema importância na hora de manter um controle maior sobre o que está em disponibilidade e o que está em falta. Criar um padrão de organização também é uma forma de conseguir visualizar mais rápido as informações necessárias. Organizar por fabricante; por tipo de medicamento ou de produtos diversos como cuidado com a pele, com o cabelo, ou seja, produtos de beleza em geral; ou mesmo organização por preço são algumas das possibilidades.

Organizar por segmentos e procurar expor primeiro aqueles produtos com o prazo de validade que se aproximam é também uma forma de ter a prateleira sempre mobilizada e evitar desperdícios e perdas por vencimento. O importante é que a sua equipe saiba exatamente para que lado do estabelecimento ela deve olhar quando determinado produto for solicitado. Além de benefícios práticos como evitar desperdícios, é útil também para que o próprio cliente se sinta mais confiante no serviço prestado.

Programe suas compras

Um dos pontos importantes no que concerne a organização do seu negócio é programar suas compras. Isso quer dizer que é sempre bom ter não apenas na mente, mas em planilhas, quais serão os produtos a serem comprados. Isso evita gastos extras e esquecimentos de última hora.

Além disso, quando se programa uma compra, é possível fazer cotações de preço e saber quem tem a melhor oferta, aquela que pode ser mais lucrativa para você e para o seu estabelecimento. Assim, quando você ou alguém da sua equipe notar a falta de algum produto, basta deixar tudo registrado para o momento da compra.

Mantenha seu estoque balanceado

Este item está diretamente conectado aos anteriores: depende da organização física da loja e do estoque, e também do planejamento de compras. Nesse momento em que você analisa seu estoque é importante levar em consideração alguns fatores como: quanto tempo decorre até que o produto chegue até a sua loja e em quanto tempo um medicamento desse gênero demora para ser vendido.

Outra coisa a se pensar é qual é a demanda. Pensar em quanto sai de cada item e analisar esses dados por meio de registros, é mais uma forma de ter uma ideia de quanto comprar e quanto tempo este produto pode permanecer em estoque.

Faça promoções com produtos mais antigos

Promoções podem se mostrar uma estratégia eficiente para driblar o “encalhe” de determinado produto nas prateleiras. Ao organizar e manter um controle sobre os diversos tipos de medicamentos em seu estabelecimento, você conseguirá saber quais são aqueles que podem precisar de uma ajuda para circularem mais rápido.

Coloque esses produtos em evidência, utilize algumas estratégias de marketing usadas em lojas de departamento e shoppings, e os anuncie a preços menores. Deixar esses produtos em evidência pode se mostrar eficaz no que concerne a compras feitas por impulso. Quando o cliente tem uma maior mobilidade no estabelecimento e pode ele mesmo se atender, o impulso conta bastante na hora da escolha do que levar.

Existem formas variadas de propor uma promoção, seja por meio de fretes grátis, ou cupons de desconto na compra de determinado produto, ou aquelas promoções comuns de “leve tal produto e ganhe X em troca”. Pelo perfil da sua clientela será possível saber o que pode funcionar melhor. É preciso levar em consideração as características mais comuns daqueles que passam pelo seu estabelecimento.

Tenha um sistema de gestão apropriado

Fazer a gestão de um estabelecimento pode parecer algo que demanda muito trabalho. E de fato é assim, porém existem algumas formas de facilitar o seu trabalho tendo como aliada a tecnologia. Antes a gestão de negócios era feita por meio de caderninhos, anotações e arquivos que poderiam ocupar espaços inteiros com suas centenas de gavetas.

Hoje é possível armazenar milhares de informações em espaços de nuvem, ou em meios digitais. O meio digital a ser utilizado vai depender também da sua preferência e de qual se adequa melhor ao seu caso. De qualquer forma, o que importa é buscar automatizar esse tipo de serviço uma vez que ele pode ocupar muito tempo e também ser humanamente complicado para um indivíduo manter em mente tantas necessidades e detalhes importantes.

Desta forma, o controle de estoque, quais os produtos que precisam ser substituídos ou supridos, prazos de validade a serem observados, entre outras funções importantes, podem ser apenas algumas dessas informações a serem guardadas por um sistema que nunca esquece.

Crie estratégias de contingenciamento para perdas de produtos

Uma dúvida comum em proprietários de estabelecimentos e lojas em geral é como expor o produto e manter certa segurança para que ele não seja furtado ou se perca de alguma forma. O consenso é que ainda que exista o risco, ainda é melhor fazer o possível para anunciar o produto de forma correta do que esconder o mesmo atrás de balcões ou no estoque.

Desta forma, o treinamento da equipe pode ser uma saída para este problema. É importante que a equipe esteja atenta ao seu entorno e que consiga trabalhar com estratégias para impedir que furtos ocorram. É possível trabalhar em estratégias para que esses produtos perdidos sejam recuperados.

Minimizar as perdas por vencimento é uma forma de cuidar do seu negócio e mantê-lo funcionando de acordo com o esperado, mas também é uma maneira de assegurar um melhor atendimento aos seus clientes, evitando que produtos vencidos ou abaixo do padrão de qualidade sejam repassados. Desta forma, você consegue assegurar uma clientela fidelizada que sempre procurará o seu estabelecimento.

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