Novos meios que as farmácias independentes encontraram para vencer no mercado.

Economia, Geral, Parceiros, Planejamento e Gestão, Saúde, Tendência de mercado
No atual cenário farmacêutico existem as farmácias independentes e as grandes redes, essas obtêm mais de 1/4 da fatia sobre o número de estabelecimentos em relação às independentes. E para os menores enfrentarem essas grandes concorrentes, não é nada fácil e por isso tem de arranjar alguns “jeitinhos” para conquistar suas próprias clientelas para se manter no mercado. Os empresários de farmácias independentes estão apostando no serviço diferenciado e na confiança que geram aos seus clientes, com isso, a fidelidade se concretiza cada vez mais.  Para alguns a expansão das grandes redes não influenciou, pois se vende todos os produtos que se encontram nas grandes redes. Para muitos, as vendas reduziram não por causa das redes e sim pelo momento econômico que se encontra catastrófico, mesmo sendo um pequeno comércio consegue fazer uma boa negociação com as distribuidoras de remédios e perfumarias. Então pode-se afirmar que muitos apostam no bom e velho atendimento, é o que impulsiona pessoas à darem preferência ao comprar suas necessidades farmacêuticas nas pequenas farmácias, pois o preço é sempre competitivo e ainda consegue algum desconto. Porém, uma grande dificuldade que se enfrentam é que os descontos oferecidos pelos laboratórios são bem menores que os oferecidos as grandes redes.  Mesmo assim, 80% das mercadorias comercializadas nas grandes redes também são comercializadas nas pequenas farmácias, que essas são fidelizadas por pessoas que moram no mesmo bairro, por amigos e vizinhos. Algumas farmácias estão apostando na Assistência Farmacêutica, quando se trata de saúde, se torna um item essencial nos balcões e ajuda muito no quesito, qualidade de vida do cliente. São ações direcionadas à promoção, proteção e recuperação da saúde. A capacitação de funcionários é algo indispensável para esse momento, são especializados e gabaritados para incentivar o uso racional, assertivo e saudável e sempre alinhados aos direcionamentos dados pelo médico responsável. Esse diferencial é por meio de um cadastro da pessoa, com isso, o profissional acompanha o histórico de saúde e pode fornecer um atendimento personalizado e Premium no balcão, intitulado de “Consultório Farmacêutico”. Várias ações e atitudes que antes não se encontravam nas pequenas farmácias estão sendo implantadas, como auxílios quanto à forma de armazenamento do medicamento; conscientização e prevenção de doenças e exames de detecção precoce por meio de publicidade fixada no interior da loja; alerta sobre a necessidade da prévia orientação médica; riscos e contraindicações. Resiliência é necessário para todos àqueles que se encontram meios a desafios, principalmente com mudanças de cenários no meio profissional e empresarial, o mercado está sempre em mutação e é preciso estar atento para poder se adaptar e conseguir se manter comercialmente. No ramo farmacêutico não é diferente, com o passar dos anos mais e mais novidades virão e será preciso cada vez mais adaptação a essas mudanças.
Vetor Soluções - vetorsolucoes.com.br A Vetor Soluções desenvolve sistemas de gestão para o varejo farmacêutico há mais de 10 anos, atendendo clientes em diversos estados do país.
Compartilhe este post

Voltar


Fazer um comentário

Seu comentário (*)

(*) Campos obrigatórios

Seu email

Seu nome

dezessete + dezoito =