fbpx

Estratégias de Negócio: Como utilizar produto por categoria?

Primeiramente, é preciso entender o conceito e a importância de implementar produto por categoria como estratégia.

Ao observar a teoria do gerenciamento por categoria, podemos identificar 4 tipos de classificações: a primeira delas é o “Destino”, que nada mais é que a categoria que atrai clientes para a loja e a faz ser lembrada como melhor lugar para se comprar. Depois vem a “Rotina”, nessa fase encontram-se as categorias que o shopper (quem efetivamente realiza a compra, decide o que e quanto levar, interage com o vendedor e faz o pagamento) compra no dia a dia para o consumo básico.

E ainda existe as “Ocasionais”, que trata das categorias sazonais (produtos que se destacam em algumas épocas do ano). Por fim, a “Conveniência”, são Categorias de produtos de consumo pontual ou emergencial.

Após definir os produtos de cada categoria, você deve fazer um planejamento da seguinte forma:

1- Definição da categoria: Identifique as categorias de produtos que serão trabalhadas, com base nas necessidades de compras dos consumidores.

2- Definição do papel da categoria: Estabeleça qual é a real importância da categoria para o seu negócio que poderá ser classificada como: destino, rotina, ocasionais ou conveniência.

3- Avaliação da categoria: Faça uma análise de dados sobre a categoria para identificar oportunidades.

4- Estratégia da categoria: De maneira idêntica, monte as estratégias de marketing e de abastecimento de produtos.

5- Tática da categoria: identifique quais são as melhores táticas quanto ao sortimento, preço, apresentação nas gôndolas e promoções.

6- Revisão da categoria: Avalie, monitore e modifique o plano da categoria periodicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.