fbpx
Gratificação: tudo o que você precisa saber para aumentar a produtividade

Gratificação: como premiar sua equipe de vendas?

A gratificação pelo bom desempenho é uma estratégia utilizada na gestão de pessoas, e sua implementação procura maximizar a produtividade de uma equipe de funcionários da drogaria. A busca por melhores resultados depende diretamente da motivação dos mesmos para que os números do negócio alcancem bons resultados.

Desta forma, o primeiro ponto a que o gestor deve se atentar é em relação aos funcionários e colaboradores. É importante compreender que cada indivíduo possui uma motivação própria que o diferencia dos demais. Assim, conhecer essas motivações pode ser uma maneira de montar uma equipe mais eficiente e satisfeita.

A eficiência de uma equipe, o aumento das vendas aliadas a uma nota alta de avaliação de atendimento são metas a serem alcançadas, sendo assim, o treinamento eficiente da equipe é essencial. Pensando sobre esse assunto no contexto de uma farmácia local, trouxemos este post para você. Acompanhe!

Qual a importância das campanhas motivacionais?

A premissa é simples e lógica: se os funcionários e colaboradores de uma empresa se sentem motivados e satisfeitos, é inevitável que esse sentimento seja evidente no desenvolvimento das tarefas. No entanto, as rotinas do dia-a-dia podem fazer com que as tarefas caiam na monotonia e a equipe acabe ficando desmotivada. Desta forma, programas que oferecem bônus, prêmios e gratificações são formas criativas de fazer com que as pessoas se sintam mais engajadas e motivadas.

No setor de vendas, a motivação e o engajamento da equipe são essenciais para que as metas sejam alcançadas. Campanhas motivacionais são excelentes ferramentas para conseguir o máximo de cada colaborador, pois além de aumentar a produtividade e a competitividade amigável entre os pares, ajuda a melhorar também o desempenho da empresa como um todo.

Como premiar sua equipe de vendas, afinal?

Abaixo, trouxemos algumas dicas que podem ser valiosas na hora de criar uma campanha motivacional com gratificação para premiar sua equipe de vendas. Acompanhe!

Aposte na gamificação

“Gamificação” vem do termo inglês “Gamification” que está diretamente relacionado aos games, ou seja, aos jogos. Esta prática busca aumentar a produtividade e a competitividade da sua equipe ao implementar jogos e desafios saudáveis como forma de ranquear o desempenho dos funcionários e manter a equipe unida e focada. 

Tendo em mente a dinâmica dos jogos, a ideia é distribuir recompensas de acordo com a performance individual de cada colaborador quando este conseguir passar de estágios, ou conseguir alcançar a meta estipulada previamente. Desta forma, criar uma meta que possa ser dividida em fases é uma forma de permitir que a equipe esteja atenta para alcançar o “score”. Tenha muito bem definido o objetivo e aponte o caminho com recompensas para que a equipe permaneça focada.

Analise o perfil de seus colaboradores

Cada pessoa possui interesses e características diferentes. Assim, um tipo de recompensa pode funcionar bem para um, mas não para outro, desta forma, para evitar um possível desinteresse é necessário que o gestor conheça cada um, e que com base nesse conhecimento crie premiações e benefícios personalizados.

Ainda que a recompensa monetária seja a mais popular e seja uma forma de reconhecer o trabalho do funcionário, existem outras possibilidades que podem ajudar a criar um ambiente de trabalho instigante e produtivo. Em todo caso, para saber qual é o benefício com mais chances de ser bem aceito, é necessário conhecer sua equipe.

Além de dinheiro, existem algumas outras recompensas que podem motivar a equipe e criar uma competição saudável entre os funcionários, como: dispensa em algum feriado, folgas extras, redução de horário ou mudanças no mesmo. Em longo prazo, existem também opções de passeios, viagens ou excursões.

Aplique os recursos da sua drogaria

Esteja atento para que o orçamento da farmácia não seja comprometido ao dispor de um capital que pode ser essencial para a manutenção da mesma. Recompensar toda a equipe e não apenas aqueles que foram destaque e alcançaram a meta, pode ser uma atitude boa, mas que também pode causar prejuízo. Portanto, encontre maneiras alternativas de mostrar apreço pelo trabalho desenvolvido, mas sem gastar muito com isso.

Existem algumas formas de premiar a equipe por uma meta alcançada montando uma cesta de presentes com produtos de interesse pessoal; ou mesmo disponibilizar descontos em compras que o funcionário possa fazer na farmácia. Em todo caso, o planejamento é essencial para que o lucro não seja anulado pelas ações.

Reconheça os méritos publicamente

O reconhecimento por um trabalho bem desenvolvido é uma forma muito importante de premiar o funcionário, e em contrapartida aumentar a produtividade. Quando a pessoa se sente apreciada e bem-sucedida no trabalho ela automaticamente se empenha mais e busca alcançar novos graus de excelência. É muito comum que empresas utilizem a estratégia de escolher o “funcionário do mês” para que a foto do mesmo fique em evidência na área interna da empresa como uma forma de reconhecimento perante colegas e superiores.

Reconhecer os méritos de um funcionário é previsto na Pirâmide de Maslow, um esquema criado pelo psicólogo Abraham Maslow e publicado pela primeira vez em 1943. Esse esquema é um dos fundamentos da área dos Recursos Humanos, afinal trata-se de um estudo das necessidades humanas e da forma como os indivíduos se organizam hierarquicamente. Dessa forma, reconhecer os méritos do funcionário de forma pública é um tipo de importante de recompensa.

Ofereça planos de carreira na farmácia

O plano de carreira também é uma forma de gratificação, afinal, os funcionários vão ter a chance de pensar o futuro tendo uma oportunidade real em vista. Além disso, este também pode atuar como um incentivo extra, demandando comprometimento da equipe e estabelecendo um plano viável para o crescimento pessoal de cada profissional.

Para assegurar um bom funcionamento da farmácia, é preciso que o profissional responsável, ou seja, o gestor consiga travar um bom relacionamento com a equipe pela qual ele está responsável, além de ser capaz de conquistar a confiança dos colegas. 

Práticas diferenciadas com o foco no bom treinamento da equipe, na competição saudável entre pares, além de incentivos baseado no mérito, são maneiras de criar um ambiente agradável e que funciona de forma a promover bons resultados para a empresa, aumentando a produtividade. Portanto, se gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.