fbpx
Como a gestão de estoque VetorFarma pode beneficiar sua drogaria

Como a gestão de estoque pode beneficiar sua drogaria

A Gestão de estoque permite reduzir perdas, garantir a rotatividade dos produtos e evitar prejuízos para o negócio. Dessa forma, ele é fundamental para o equilíbrio financeiro da sua drogaria. Confira a seguir a importância desse recurso para o sucesso do negócio e conheça os benefícios da gestão de estoque VetorFarma.
Importância do controle de estoque para a farmácia

O atendimento satisfatório é essencial para fidelizar os clientes. Mais do que preço, é preciso oferecer variedade de produtos e marcas, atendimento atencioso e, principalmente, uma gestão interna eficiente.

Isso porque a organização e a boa gestão do estoque evitam a falta de produtos e/ou uma grande quantidade parada no estoque, resultando em prejuízos financeiros. Assim, é necessário realizar o controle de estoque da drogaria para:

● Melhorar a organização e armazenagem dos produtos;
● Evitar a falta de produtos ou itens em excesso;
● Evitar a perda de mercadorias devido à validade;
● Permitir que o dinheiro gire para a realização de novas compras.
Aspectos fundamentais para a gestão de estoque

● Curva ABC

É um método de categorização de estoques baseado em quantidades e custos. Seu objetivo é definir os produtos mais importantes para a empresa, possibilitando a gestão e controle do estoque.

As categorias são:

● A: são os itens mais importantes e ocupam até 20% do estoque. Representam uma parcela significativa dos valores investidos, têm alto giro e garantem 70% do faturamento.
● B: são produtos intermediários que ocupam cerca de 30% do estoque. Têm retorno e rotatividade médios e representam até 20% do faturamento.
● C: itens menos importantes em termos de venda. Correspondem a até 70% do estoque, mas constitui apenas 10% do faturamento.

● Estoque Máximo e Estoque Mínimo

O estoque máximo é definido de acordo com os limites financeiros e de espaço físico. Ele é estabelecido considerando as quantidades necessárias para manter a drogaria abastecida por um determinado período, caso haja problema com fornecedores ou desabastecimento de produtos.

O estoque mínimo, ou estoque de segurança, é a reserva de produtos mantida para casos excepcionais de demanda. Ele é estabelecido considerando a utilização de algumas unidades enquanto o próximo pedido está a caminho em meses em que há demanda acima do esperado.

Benefícios da gestão de estoque VetorFarma
1. Controle da entrada de mercadoria

Confere automaticamente o estoque, confirmando se os produtos e quantidades descritos na nota estão em conformidade com o que foi entregue. Com este formato, o processo se torna muito mais rápido, eficiente e assertivo.
2. Controle de lotes e vencimentos

Permite a gestão e controle dos lotes e do prazo de validade de medicamentos e itens de higiene pessoal, evitando a perda de produtos e, consequentemente, de dinheiro.
3. Checagem do estoque

Oferece os dados e informações necessários para a realização de avaliação interna para validar os processos de gestão, evitando prejuízos e garantindo que não tem nenhum produto próximo de acabar ou parado na prateleira há muito tempo.
4. Controle dos medicamentos com maior e menor saída

Apresenta informações claras para determinar os remédios que têm maior e menor saída, permite definir as quantidades mais apropriadas e informa a validade dos itens e o tempo de entrega do fornecedor.

O controle de estoque ajuda a superar a concorrência e garantir a satisfação dos clientes. Além disso, a gestão de estoque VetorFarma automatiza os processos do dia a dia, facilitando a realização de tarefas e evitando erros e prejuízos.
Conheça a solução ideal para a sua drogaria e alcance as melhores oportunidades para o seu negócio. Fale com nossa equipe e solicite uma consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *