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Avaliação de desempenho: como ponderar a performance da sua equipe?

Avaliação de desempenho: como ponderar a performance da sua equipe?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante na hora de analisar a qualidade e a eficiência das vendas da farmácia. A performance dos seus funcionários vai depender de como a empresa é administrada e da clareza com a qual as regras são passadas. A objetividade da avaliação é essencial para que todos possam compreender o procedimento e a sua importância. 

Nesse texto você vai poder conferir algumas dicas que podem ser de grande ajuda na hora de aplicar a avaliação de desempenho na sua drogaria. Confira quais aspectos levar em consideração!

Habilidade técnica

Um dos pontos centrais que devem ser analisados na avaliação de desempenho é a preparação demonstrada pela equipe da farmácia no atendimento aos clientes. Esse segmento de negócio costuma lidar com um público amplo e diversificado, desta forma, é muito importante que os funcionários saibam dar atenção a cada cliente de forma personalizada e acessível. 

Evitar filas longas, rapidez no atendimento e respeito às necessidades de cada cliente são algumas das normas de conduta que devem ser obedecidas para que a farmácia esteja sempre na mente do público como um lugar que prima pela qualidade no atendimento. Além disso, saber vender também é essencial, afinal, nem todos os clientes procuram medicamentos e há diversos produtos que podem atrair outros públicos.

Relacionamento interpessoal

Alguns negócios demandam uma atenção especial aos relacionamentos interpessoais e a farmácia é um desses negócios. A qualidade do atendimento, traquejo social e saber lidar com todos os tipos de pessoas são algumas das características que o gestor deve buscar já no momento das entrevistas de candidatos ao emprego.

Pessoas são diferentes e possuem habilidades diferentes, desta forma não são todas elas que possuem capacidade de se relacionar bem com o público. Assim, é preciso se atentar para esse tipo específico que pode promover uma qualidade maior ao atendimento do seu comércio.

Além do relacionamento com o público externo, é importante que a equipe consiga manter um nível de harmonia, uma vez que um ambiente de trabalho conflituoso pode gerar todo o tipo de problemas que acabam por afetar o desempenho do serviço.

Pode ser interessante solicitar que o gestor faça alguns acompanhamentos de atendimento e da dinâmica entre a equipe para poder melhor analisar como se dão essas relações tanto com o público externo quanto com o interno.

Trabalho em equipe

Como foi dito acima, o relacionamento entre os membros da equipe é muito importante para a dinâmica da empresa. A camaradagem e o auxílio mútuo ajudam a manter um ambiente saudável e agradável que acaba por refletir nos negócios.

Além disso, para que as metas possam ser alcançadas é essencial que um ajude o outro. O gestor deve se atentar para aqueles funcionários que possuem sentimento de liderança e que conseguem se dar melhor com os colegas. Observar essas pessoas pode ser uma forma de saber quem pode preencher melhor cargos de hierarquia mais alta.

Notar as capacidades de liderança de determinado funcionário também pode ser uma boa para o estabelecimento de metas de gratificação. Esse tipo de estratégia se baseia em reconhecer o mérito do funcionário e fazê-lo se sentir valorizado.

Organização

A organização é imprescindível dentro de uma empresa. Além de permitir que os produtos desejados pelos clientes sejam rapidamente localizados, ajuda também a manter o controle sobre o estoque, saber qual produto está em falta e precisa ser trazido do depósito, ou mesmo qual precisa ser comprado.

Um ambiente de trabalho organizado também ajuda a manter elevado o moral dos freqüentadores. É muito complicado manter a satisfação mental em um ambiente bagunçado. Desta forma, é importante se atentar para a organização como uma estratégia de negócios.

Responsabilidade

Um dos pontos a observar na avaliação de desempenho é como cada funcionário assume responsabilidades por seus atos e também pelo desempenho das tarefas na empresa. A responsabilidade passa por uma série de prerrogativas que formam o profissional de sucesso que está comprometido com seu cargo.

O gestor deve estar atento a como cada pessoa lida com os conflitos e problemas de rotina que podem acontecer. Sugerir soluções e acatar sugestões são também formas saudáveis de liderança e fazem com que o funcionário se sinta apreciado pelo interesse.

Comunicação

A boa comunicação é essencial no ambiente de trabalho. A comunicação faz parte das habilidades sociais que devem ser desenvolvidas em prol de uma melhor produtividade. Além de conseguir concatenar as idéias e expô-las de forma simples e objetiva, é importante que haja também uma atenção especial ao tratamento com os clientes.

Orientar os funcionários sobre como deve ser feito cada atendimento e como se deve personalizar a forma como se trata cada cliente, porém mantendo a compostura profissional é uma forma de manter a equipe trabalhando de acordo com as normas de ética profissional.

É particularmente importante ter cuidado no tratamento interpessoal na área da saúde, uma vez que tanto pessoas saudáveis quanto pessoas doentes com necessidades diferentes podem entrar no estabelecimento. Assim, cada um demanda um tipo de atendimento, porém ambos os tipos devem ser calcados no respeito.

Atendimento ao cliente

A avaliação de desempenho deve ser de forma mais aproximada possível. Isso quer dizer que é muito importante que o gestor possa acompanhar alguns atendimentos para analisar como estão sendo feitas as abordagens ao cliente, como estão sendo conduzidas as vendas e se o tratamento está de acordo.

Funcionários novos devem ser acompanhados para que possam aprender como se lida com diferentes públicos e como se conduz uma venda, e um atendimento no geral; porém, funcionários mais antigos podem estar reproduzindo alguns hábitos que podem ser antiquados, ou mesmo inadequados ao atendimento.

Assim, a presença do gestor pode ser essencial para que esses vícios sejam corrigidos e orientados de forma a melhorarem o desempenho da farmácia. Alinhar os funcionários sob as mesmas diretrizes de como conduzir uma venda ou um atendimento pode ser a melhor forma de evitar alguns problemas futuros.

O que achou das informações que compartilhamos neste conteúdo? Quer continuar melhorando o desempenho do seu negócio através de uma boa gestão? Então, confira 5 maneiras para administrar uma farmácia de forma eficiente.

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