fbpx
4 dicas para uma gestão de estoque eficiente

4 dicas para uma gestão de estoque eficiente

Uma parte importante para o sucesso do seu empreendimento no ramo farmacêutico é o estoque, sendo que esse elemento depende de algumas variáveis que devem ser consideradas.

A primeira delas é que o seu estoque pode ter uma grande variedade de produtos ou pequena, sendo que ambas possibilidades têm prós e contra e que também há a possibilidade de montar um estoque intermediário, nem com muitas opções, nem poucas.

A segunda variável é a validade. Ninguém quer que o produto vença antes de ser consumido acarretando em prejuízos para a farmácia, por isso a validade é uma preocupação. O fluxo de vendas e do estoque deve ser constante tento entrada e saída de produtos e garantindo o retorno financeiro.

O controle de estoque tem como finalidade não inflar seu estoque com muitos produtos que podem acabar “encalhados” no depósito, nem frustrar seus clientes com a falta de produtos e opções desejadas. A intenção é otimizar o armazenamento e gerar organização, evitando excessos e possibilitando a empresa ter um caixa que gira. Preparamos para você 4 dicas para uma gestão de estoque eficiente. Veja abaixo.

 

Controle da entrada e saída de produtos

O fornecedor e o sistema usado na farmácia serão peças chaves nesse momento. No momento da entrega e entrada de produtos é necessário conferir a quantidade e a atenção aos prazos e pedidos, atrasos podem comprometer suas vendas, uma vez que não há entrega dos produtos há a falta dos mesmos no seu estabelecimento causando prejuízos.

Por isso, é necessário antecipar seus pedidos, não espere o produto faltar para fazer pedidos. O que nos leva à segunda dica.

Administrar o estoque

A checagem do estoque é uma ação que deve ser habitual para o estabelecimento funcionar. É nesse momento que há a verificação dos produtos mais vendidos e de como devem ser feitos os pedidos de forma inteligente que atenda a sua demanda. Nesse momento também há a checagem e o descarte de produtos fora da validade, prática que deve ser natural na administração de um estoque.

Gestão de estoque eficiente dos produtos a partir da validade

Todo medicamento tem um prazo de validade. Se um produto fica por muito tempo na farmácia chegando em seu prazo final de validade ocasiona em prejuízo. Uma forma boa de lidar com isso é vendendo os lotes por ordem de chegada, dessa forma aquele lote que vence primeiro vai ter prioridade de venda, criando uma espécie de fila. Dessa forma a perda de produtos reduz bastante.

Use ferramentas que auxiliam na gestão

Automatizar partes do processo vai facilitar e garantir precisão no controle do seu estoque. Alguns aplicativos e softwares podem ser usados para isso. No caso do software é um investimento que traz garantias, aumentando a produtividade e reduzindo custos.  Nesse caso o software é um grande aliado porque facilita o planejamento e a administração, poupando bastante tempo quando usado.

 

Esses são alguns passos que podem ajudar o seu negócio e facilitar o seu trabalho. O mercado é competitivo e gerir o estoque de forma inteligente é um passo de sobrevivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *